Quem somos

Somos especialistas em contar histórias pelo audiovisual

A Nigéria produz vídeos, filmes e campanhas para diversas plataformas como TV, cinema e web. A produtora tem como marca o propósito social e a produção documental de apelo popular. No cotidiano, funciona como uma espécie de cooperativa entre os jornalistas e videomakers Bruno Xavier, Roger Pires e Yargo Gurjão, que somam-se a diversos artistas, videomakers, fotógrafos, cineastas e comunicadores nas mais variadas produções.

 

DESTAQUES

Com Vandalismo (2013) e Defensorxs (2015) são os longas de destaque. O primeiro, sobre o ”junho de 2013”, já tem mais 250 mil espectadores no Youtube e foi exibido também fora do Brasil. O segundo, que traça um panorama sobre defensores e defensoras de direitos humanos, marca a estreia nas salas de cinema e pode ser considerado um dos documentários mais vistos no país naquele ano, com uma média de 50 pessoas por sessão – atualmente está licenciado para TVs fechadas.

Compõem a trajetória a série Cartas Urbanas (2016 – TV O Povo) e os curtas Areia Loteada (2014 – TV Câmara), Onze (2016), Sucata de Plástico (2012), entre outros.

Campanhas e vídeos institucionais têm espaço qualificado no portfólio do grupo. Entre ONGs, organizações e movimentos sociais, ressalta-se parcerias com Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Instituto Alana, FASE, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Intervozes e CEDECA/CE.

 

NOVIDADES

Em 2019, a produtora monta o terceiro longa (Swingueira) com financiamento do Itaú Cultural e FSA, produz uma série para o Canal Futura (Passarinhas) pelo PRODAV 02 e desenvolve projeto de série para TV que dá continuidade ao filme Defensorxs (Defensorxs – Panorama XXI) via PRODAV 05. Além desses lançamentos, inicia em breve as série Crianç@nline (infanto-juvenil sobre Internet) e Praieira (sobre turismo sustentável).

 

INTEGRANTES

Amigos há mais de 10 anos, o trio que dá vida à Nigéria concebe, cria e dirige todas as produções de maneira coletiva. Bruno, Roger e Yargo acabaram se especializando mais em determinadas funções e hoje mantém uma rotina harmônica e produtiva.

Bruno Xavier é paulista, mas mora em Fortaleza há mais de 15 anos. Mestre em audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é graduado em jornalismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e atua, principalmente, como co-diretor e diretor de fotografia. @_brunoxavier_

Roger Pires é comunicador social pela UFC, tem formação complementar como produtor audiovisual no curso Economia e Mercado do Cinema e Audiovisual. Além da co-direção, está à frente do desenvolvimento de projetos e produção. @roger___pires

Yargo Gurjão é graduado em jornalismo pela UNIFOR e tem ampla experiência em edição audiovisual. É o responsável pela montagem e finalização da maioria das obras do coletivo, além da concepção coletiva e co-direção, marca registrada do trio. @yargao